As transformações rápidas pelas quais passa a sociedade
trazem impactos significativos na maneira de administrar-se uma empresa,
e de interpretar as informações disponíveis
Pode-se
dizer que as práticas contábeis foram evoluindo com o passar do tempo
simultaneamente às necessidades de o homem controlar seu patrimônio.
Porém, atualmente a maioria das pessoas atribui conceitos errôneos à
contabilidade, pois ainda acredita que ela representa impostos,
burocracia, além de exercer as obrigações legais que o sistema
econômico regula.
A
contabilidade, além de registrar, classificar, demonstrar, auditar e
analisar as variações patrimoniais das empresas, deveria fornecer
informações que para auxiliar na tomada de decisão dos administradores. O
ideal seria que as informações dos registros contábeis orientassem os
gestores, já que demonstram não só a evolução econômica e patrimonial
das empresas, mas também a situação atual, permitindo elaborar projeções
para o futuro, analisar tendências e fazer um planejamento mais
próximo da realidade.
Sendo
o Administrador a pessoa responsável por alcançar os objetivos
propostos pela organização, ele deve cercar-se de informações para
atingir tais objetivos, por meio de planejamento, organização, direção e
controle, viáveis somente através da análise dos relatórios contábeis,
conjuntamente com relatórios gerenciais, de custos ou de produção.
No
caso de pequenas e médias empresas, que se utilizam, na maioria dos
casos, de serviços terceirizados, contar com a assessoria de um
profissional competente e participativo, que possa auxiliar na
interpretação das informações de forma clara, pode representar um
diferencial competitivo, como redução de impostos, maior eficiência na
administração financeira, gestão de custos, gerenciamento, orçamento e
planejamento.
Mas porque isso acaba não ocorrendo?
Em
um estudo que realizei em 2012, a partir de uma pesquisa direcionada a
empresas de pequeno e médio porte da minha região, pude apurar como
era o relacionamento entre empresários e contadores, e de que forma os
relatórios contábeis eram utilizados como ferramentas de apoio à tomada
de decisão.
De
um modo geral, e acredito que não seja uma situação exclusiva da minha
cidade, essas empresas utilizam-se dos serviços básicos oferecidos
pelos contadores, como registros fiscais, folha de pagamento, Livro
Diário, Livro Razão, Balancetes e Balanço Patrimonial. Por se tratarem,
em sua grande maioria, de empresas administradas pelos
sócios-proprietários, caracterizavam-se como empresas familiares, com
atuação entre dois e 20 anos no mercado, e apenas 30% delas contavam com
um Administrador, ou Bacharel em Administração, ou estudante de
Administração no comando das operações.
Coincidência
ou não, cerca de 30% dos entrevistados utilizam-se efetivamente das
informações geradas pela contabilidade para dirigirem seus negócios. Os
motivos para que os 70% restantes não utilizem as informações
produzidas são variados, e vão desde a falta de tempo para enviar a
documentação - o que acarreta no atraso no processamento de dados -
passando pelo descaso, desorganização, desinteresse na busca de
informações, ou mesmo pela falta de orientação profissional da área
contábil.
Em
conversas posteriores com os entrevistados, a informação que ficou
implícita, é que na maioria dos casos, os relatórios contábeis são
elaborados pro forma, somente para atender a legislação, ou para
atualização cadastral junto a bancos e instituições financeiras. Mais da
metade das empresas mantém registros “frios”, ou seja, dados que não
chegam ao conhecimento do contador, portanto, não são contabilizados. Em
vista disso, mesmo que os empresários utilizem Balanços ou Livros como
ferramentas de apoio, estes não serão um retrato da realidade de suas
empresas.
Há
que se ponderar sobre essa realidade, e planejar uma ação conjunta
entre profissionais de Administração e Contabilidade. O Governo Federal
vem fechando o cerco contra a sonegação, e os empresários, sejam eles
Administradores ou não, precisam se conscientizar de que manter
registros fidedignos, além de oferecerem segurança para sua empresa,
evitam autuações e multas, além de oferecerem um número maior de
informações, e melhores condições para administrar e gerir o seu
negócio.
Portal Administradores
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